segunda-feira, 8 de setembro de 2014

NOVAS REGRAS PARA QUEM ESTÁ TIRANDO SUA PRIMEIRA HABILITAÇÃO

Novas regras para quem está tirando habilitação de motorista

Publicado em 08/09/2014


Carlos Emir
Clique na foto para ampliá-la
O Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran/RJ) publicou novas regras para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Uma delas prevê menos tempo para que os candidatos façam a prova de baliza, que começará a valer a partir do dia 15. Para a categoria B (carro de passeio), em vez de quatro minutos, serão três. 

Segundo a instrutora de uma autoescola, em Campos, Simone Barroso dos Santos, a nova regra já vem sendo aplicada nas aulas práticas. "Não sei o motivo da mudança, mas já estou levando os meus alunos a fazer a baliza em menos tempo". 

Ela acredita que o fato do candidato não precisar mais entrar e sair dos obstáculos na primeira etapa do exame, apenas manobrar o veículo no espaço definido e estacioná-lo, vai ajudar no dia a dia do futuro motorista. "Quem dirige há tempo já faz isso. Gostei dessa mudança e procuro ensinar outras regras como parar em uma rampa, estacionar de ré e em uma garagem estreita". 

Operador de guindaste, Hilmar Oliveira, 30 anos, que vai tentar o exame de habilitação pela primeira vez, considera razoável o tempo de três minutos para a baliza. "Se a gente seguir as regras direitinho, não tem como errar", disse ele.

Nas outras categorias de habilitação, serão quatro minutos para quem for tentar as carteiras C (caminhão) e D (ônibus)- atualmente, são cinco minutos. E passarão a ser sete minutos para o candidato que fizer baliza para a categoria E (carreta) - por enquanto, vale a regra dos oito minutos. As novas regras estão no Manual de Direção Veicular que o Detran publicou na última quarta-feira no Diário Oficial do estado.

Para o presidente do Detran/RJ, Fernando Avelino, o manual deixa o exame transparente tanto para o candidato quanto para o instrutor e o examinador e coloca um ponto final em várias dúvidas que existiam em relação à prova. "O candidato vai saber quantos pontos foram perdidos e os motivos da perda, acabando assim com questionamentos de resultados que dependiam somente da avaliação do examinador". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário