quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

PÁDUA SAI NA FRENTE NA EDUCAÇÃO ENQUANTO CAMBUCI APARECE NA LISTA DO DESEMPREGO E RENDA

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Pádua avança na Educação e Cambuci tem queda em Emprego e Renda

Maioria das cidades do Norte e Noroeste Fluminense registram nível de desenvolvimento moderado


   O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2015, divulgado na última quinta-feira, dia 3, revela que Itaperuna, na região Noroeste, ocupa a 6ª colocação no ranking estadual das melhores cidades em desenvolvimento socioeconômico. Em contrapartida, a grande maioria das cidades do Noroeste Fluminense registra desenvolvimento moderado (18 cidades). O índice ressalta que três dos dez municípios com menor pontuação no estado são do Noroeste: Cambuci, Varre-Sai e Laje do Muriaé.

   Criado pelo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) para acompanhar o desenvolvimento socioeconômico do país, o IFDM avalia as condições de Educação, Saúde, Emprego e Renda de todos os municípios brasileiros. Em sua nova edição - com base em dados oficiais de 2013, últimos disponíveis - o estudo traz comparações com outros anos da série histórica, iniciada em 2005, e projeções sobre a evolução do desenvolvimento por conta da deterioração do cenário econômico.  

    O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada cidade em quatro categorias: desenvolvimento baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1). Foram avaliados 5.517 municípios, que abrigam 99,8% da população. Ficaram fora do índice cinco cidades criadas recentemente, que ainda não possuem dados suficientes para análise, e 48 que não declararam ou possuem informações inconsistentes.
Vista da cidade de S.A.de Pádua - Foto: Arquivo Pessoal/AndaPádua
   Entre as vertentes analisadas, houve destaque positivo para os resultados do IFDM Educação, especialmente na região Noroeste, onde estão localizados cinco dos dez municípios com os melhores resultados do estado do Rio. Santo Antônio de Pádua e Bom Jesus do Itabapoana garantiram, inclusive, as maiores pontuações no ranking estadual desse indicador. Pádua está também entre os 500 maiores resultados de educação do país. De 2012 para 2013, houve avanço no indicador em 16 dos 22 municípios, com destaque para Laje do Muriaé (+11,2%).

   No indicador de Saúde, nas Regiões Norte e Noroeste, sete cidades apresentam alto desenvolvimento, 14 possuem desenvolvimento moderado e uma tem desenvolvimento regular. Em comparação com 2012, houve avanços nesta vertente em 15 dos 22 municípios, com destaque para Italva (+17,7%).

   Em Emprego e Renda, o município de Cambuci foi o que registrou a maior queda no indicador, cerca de -23,3%, ficando inclusive entre os 500 resultados mais baixos do país nessa área. FONTE folha Itaocarense