quinta-feira, 23 de abril de 2015

LUTO NO TRIO PARADA DURA MORRE O MANGABINHA

MORRE O SANFONEIRO E FUNDADOR DO TRIO PARADA DURA MANGABINHA
Maria Tereza Correia/Estado de Minas - 07/12/2006
Morreu na manhã desta quinta-feira, em Belo Horizonte, o cantor Carlos Alberto Mangabinha Ribeiro, 73 anos, conhecido pelos sucessos com o Trio Parada Dura. Mineiro de Corinto, na Região Central do Estado, o artista estava internado há uma semana no Hospital Socor. Ele tratava de diabetes e teve complicações nos últimos dias. Nesta manhã, morreu vítima de um infarto. Mangabinha deixou esposa, duas filhas e três netos. Ainda não há informações sobre velório ou enterro. 

Mangabinha nasceu em 16 de março de 1942. O contato com a música veio desde a infância, quando aprendeu a tocar sanfona de oito baixos, tradição que veio de família. Em 1950, começou a carreira profissional, se apresentando em festas e forrós. Em 1970 mudou-se para Belo Horizonte, e gravou um disco com a conhecida dupla Gino e Geno. 

Mas o sucesso veio mesmo em 1973 quando, já em São Paulo, conheceu Delmir e Delmon, com quem formaria o Trio Parada Dura. Mangabinha foi o único integrante que permaneceu no trio desde sua criação. A segunda formação contava com Creone e Barrerito, e a terceira, que se reuniu em 1997, com Parrerito no lugar de Barrerito. Além do trabalho com os companheiros de grupo, Mangabinha ainda gravou 21 LPs em carreira solo. Entre os maiores sucessos do compositor estão 'Furando o couro', 'Nova República', 'Forró número 2'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário