Motoristas de vans que fazem a linha entre os municípios de Campos e São Francisco de Itabapoana fecharam a RJ-224 na manhã desta quarta-feira (03/02), em dois pontos distintos, na localidade de Imburi e na localidade de Matinha. O motivo são as frequentes fiscalizações do Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro (Detro).
De acordo com os motoristas, as fiscalizações do órgão estão acontecendo diariamente e todos os veículos parados com passageiros são retidos e multados e liberados somente após pagamento da multa em valor de aproximadamente R$ 3.200,00.
Ainda segundo os manifestantes, as linhas que fazem o trajeto, que no período de verão contam com adicional da Empresa Brasil, são insuficientes para atender a demanda do município durante o verão.
Os motoristas contaram ainda que já enviaram documentação ao órgão para inclusão à Cooperita, cooperativa que já atende com transporte entre os dois municípios.
O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para conter as chamas ateadas em galhos e pneus e a pista foi liberada por volta das 11h.
Através de nota o Detro informou que realiza operações diárias de combate ao transporte de passageiros sem autorização do poder concedente em todo o estado. As ações buscam garantir um transporte seguro e de qualidade para os passageiros. Durante a ação da manhã desta quarta-feira (03/02), em São Francisco do Itabapoana, dois veículos foram apreendidos realizando transporte de passageiro sem autorização do poder concedente.
Fonte: Ururau