segunda-feira, 26 de maio de 2014

TJ DO RIO DE JANEIRO ELEGE A PRIMEIRA DESEMBARGADORA NEGRA DO ESTADO

TJ elege primeira desembargadora negra do estado

  • Juíza Ivone Ferreira Caetano, titular da 1ª Vara da Infância da Juventude e do Idoso, foi a escolhida
  • Seleção aconteceu na tarde desta segunda-feira
SIMONE CANDIDA (EMAIL·FACEBOOK·TWITTER)
Publicado:
Atualizado:

A juíza Ivone Caetano, da 1ª Vara da Infância da Juventude e o do Idoso, pode tornar-se a primeira desembargadora negra do estado
Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo
A juíza Ivone Caetano, da 1ª Vara da Infância da Juventude e o do Idoso, pode tornar-se a primeira desembargadora negra do estado Pablo Jacob / Agência O Globo
RIO - Primeira mulher negra a se tornar juíza do Tribunal de Justiça do Rio, há 20 anos, Ivone Ferreira Caetano, de 69 anos, titular da 1ª Vara da Infância da Juventude e o do Idoso, agora acumula um novo aposto ao seu nome: o de primeira desembargadora negra do estado. Nesta segunda-feira, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça votou a promoção de um novo magistrado ao cargo de desembargador. Ivone era uma das mais cotadas. A juíza, que teve infância pobre e só conseguiu ingressar na escola de magistratura em 1994, aos 49 anos, é a segunda mulher negra do Brasil a exercer o cargo. Ela tomará posse às 17h.
Havia 16 juízes candidatos à promoção pelo critério de merecimento para a vaga do desembargador José Carlos de Figueiredo, que se aposenta. Segundo a assessoria do Tribunal de Justiça, eram nove mulheres concorrendo ao cargo, incluindo Ivone Caetano. O magistrado Gilberto Fernandes foi o primeiro negro a ocupar o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, em 1988.
Filha uma lavadeira que criou sozinha os onze filhos, Ivone Caetano tem uma história de luta pela sobrevivência e contra o preconceito. Estudou em colégio público e em algumas escolas particulares de "baixo custo" e, aos 18 anos, foi trabalhar como digitadora do IBGE. Para ajudar a família, chegou a acumular o trabalho com outros dois serviços, passando a ter três empregos ao mesmo tempo. A oportunidade de cursar a faculdade de Direito, ela já contou em entrevistas, veio aos 25 anos, depois do casamento. Só com ajuda do marido teve como parar de trabalhar e dedicar-se aos estudos.
Desde 2004 à frente a 1ª Vara da Infância, Ivone Caetano, já atuou como juíza da infância em Belford Roxo e São João de Meriti. Considerada linha dura, já tomou decisões polêmicas. Foi a primeira magistrada a determinar a internação compulsória de menores usuários de crack que vivem nas ruas do Rio. E em 2012, a juíza determinou a primeira internação compulsória de um adulto usuário de crack no Rio: uma mulher de 22 anos, grávida de oito meses.
Em setembro do ano passado, uma canetada da juíza, em conjunto com o Ministério Público, chamou à responsabilidade os pais dos adolescentes que passavam uma semana acampados em frente à Praça da Apoteose. A Justiça e o MP determinaram que o Conselho Tutelar identificasse os responsáveis pelos menores, que teimavam em passar a dia e noite. A Secretaria municipal de Ordem Pública também foi notificada. "Para determinar a proibição de acampamento de crianças e adolescentes na via pública, inclusive para frear os excessos da prática de idolatria".
Além de ser favorável ao recolhimento de menores usuários de crack aos abrigos públicos, Ivone Caetano também já declarou ser contra a esmola. Citando a educação que recebeu da mãe, em entrevista ao GLOBO ela afirmou “ser terrivelmente contra” por achar que dar esmola só “serve para apaziguar a culpa pela nossa omissão”.
— Sou de classe muito pobre, mas minha mãe proibia que aceitássemos qualquer coisa de alguém. Se não fosse isso, eu não estaria aqui, continuaria esmolando até hoje. Ela era lavadeira, empregada doméstica, sem escolaridade, mas nos ensinou a ter autoestima e incutiu na nossa cabeça que podíamos fazer o que quiséssemos, bastava querer. "Apanhando ou não, vai em frente. Não vai ser fácil, vai demorar um pouco mais, mas você consegue". Não errou a mão, todos os filhos atingiram suas metas — disse a juíza, em entrevista à coluna “Dois Cafés e a Conta”, da Revista O GLOBO.
Ela conta que já foi várias vezes vítima de preconceito por ser mulher e negra:
— No Brasil, todo negro vai ser vítima de racismo, preconceito, discriminação, esteja no patamar que estiver. Mas nosso preconceito é dissimulado e hipócrita — afirmou ao GLOBO, em 2011.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/tj-elege-primeira-desembargadora-negra-do-estado-12605602#ixzz32s9Dg4ml 
© 1996 - 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

CAMINHONEIRO E SURPREENDIDO POR LADRÕES NA BR 356

Itaperuna Segunda Feira – 17:59 – Caminhoneiro é surpreendido por assaltante na BR 356.

DSCN2119DSCN2116
DSCN2117
Hoje por volta das 13:30, um caminhoneiro que estava de passagem na BR 356 na proximidades dos Distritos de Retiro Muriaé  e Comendador Venâncio, acabou sofrendo uma tentativa de assalto.
Segundo informações, um caminhoneiro e seu carona, que vinha da cidade de Três Corações – MG e seguia em direção a Cariacica – ES, com uma carga de ração.
Contou que ao chegar nas proximidades de Comendador Venâncio, observou que um carro Corsa de cor verde o seguia. Em dado momento, o condutor do Corsa se aproximou mais do Caminhão, chegado a emparelhar com o veiculo, foi nesse momento que o condutor do Corsa mostrou uma arma para o caminhoneiro, ameaçando-o e sinalizado para que parasse, quando nesse momento o Caminhoneiro acelerou ainda mais para tentar fugir da tentativa de assalto. Em quanto acontecia o fato, o Caminhoneiro entrou em contato com a sala de Operações do 29ºBPM, através do 190 e informou o que estava acontecendo. Imediatamente, a sala de Operações do 29ºBPM acionou duas viaturas dos setores para socorrer o Caminhoneiro.
Após o contato com a sala de Operações, o Caminhoneiro continuava a fugir do motorista do Corsa. E em dado momento,  o assaltante, acelerou mais que o caminhoneiro, saindo do seu campo de visão, mas se posicionando mais a frente, tentando criar condições de tiro contra o Caminhoneiro. Que não conseguiu devido a alta velocidade em que o Caminhoneiro estava, pelo motivo de estar em fuga.
Já nas proximidades de Itaperuna-RJ, o Caminhoneiro foi encontrado por Policiais Militares, que o conduziu com segurança até ao 29ºBPM, sendo levado até 143ºDP, para registro de ocorrência.
Em quanto o Caminhoneiro, era conduzido com segurança até ao 29ºBPM de Itaperuna, outras viaturas dessa O.P.M, sairão em diligencia na tentativa de localizar e prender o assaltante, mas que não foi possível ser localizado.
Ninguém ficou ferido.
Fotos: Leandro Viera/Rádio Itaperuna.
Reportagem: Robson Rodrigues/Blog do Adilson Ribeiro.

DOIS JOVENS SÃO PEGOS COM DROGAS

Segunda Feira – Dois irmãos são presos em flagrante por tráfico de drogas

Os pms foram cumprir mandado de busca e apreensão na Rua Francisco Teixeira, Bela  Vista , Bom Jesus do Itapaboana. Foram presos um jovem de 20 anos e outro menor de 15 anos, ambos irmãos.  Os policias chegaram e encontraram o adolescente perto da praça , depois o menor foi para a residência com um sacola na mão indo em direção ao banheiro, foram feitas abordagem e os agentes apreenderam uma sacola contendo 50 pedrinhas de crack de 7 gr. O adolescente disse que a droga estava sendo vendida por ele  e por seu irmão, mas que são usuários de maconha e não  de crack. O adolescente deverá ser apresentado ainda hoje ao Ministério Público e o jovem de 20 anos será encaminhado a casa de Custódia de Itaperuna.

pedras
imagem meramente ilustrativa
Reportagem Angélica Silva/Blog do Adilson Ribeiro.

DOIS CAMINHÕES BATEM DE FRENTE NA BR 262

Colisao 2 caminhoes (4) Colisao 2 caminhoes (6) Colisao 2 caminhoes (1)
MANHUAÇU (MG) – A Polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros atenderam acidente no início desta segunda-feira, 26/05, na BR 262, km 47, entre Manhuaçu e Realeza.
Chovia no momento do acidente, o condutor do caminhão Ford F 4000, disse que trafegava sentido Manhuaçu/Realeza, quando em uma curva deparou com caminhão MB L 1620, que estava na pista contrária e chocou-se contra o barranco.
Para evitar a colisão, o condutor do veículo Ford,  jogou a direção para o outro lado da pista, o atingindo somente na carroceria.
As causas do acidente ainda serão investigadas.
O condutor do veículo Mercedes Benz L 1620, não teve ferimentos, enquanto o outro sofreu corte na parte frontal do rosto e foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Manhuaçu pela unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros.
A Polícia Rodoviária Federal esteve no local para o registro da ocorrência e a liberação da pista.
Fonte: Portal Caparaó

COMERCIANTE E ADOLESCENTE SÃO EXECUTADOS A TIROS

Adolescente e comerciante mortos a tiros

Redação: Imprensa de Plantão on segunda-feira, 26 de maio de 2014 | 16:33


Dois homicídios foram registrados na manhã deste domingo (25/05). Os crimes que envolveram um adolescente e comerciante aconteceram, em um intervalo de trinta minutos, no Bairro Eldorado, em Campos, e na Ilha dos Mineiros, no litoral de Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana.
Por volta das 8h moradores da Rua Professora Ruth Ribeiro do Rosário, no Eldorado, ouviram vários tiros e ao saírem para ver o que tinha acontecido, encontraram o adolescente Antunes Manhães Fonseca, de 16 anos, caído ao solo. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado, mas ao chegar ao local a vítima já estava sem vida.
A informação repassada por populares à Polícia Militar é que dois homens em uma motocicleta CG 150, de cor preta, teriam passado e efetuado os tiros que acertaram a vítima em várias partes do corpo, como cabeça, tórax e virilha. No local foram recolhidas, pela polícia, seiscápsulas de pistola calibre 380. Também foram encontradas duas 
moedas de R$ 0,50 centavos, no bolso da vítima. 
Peritos do Posto Regional de Polícia Técnica Cientifica (PRPTC) estiveram no local e constaram 14 perfurações no corpo do adolescente, que morava na Rua João França Barreto, a poucos metros do local do crime. A ocorrência foi registrada na 146ª Delegacia Legal de Guarus, para investigação.
COMERCIANTE FOGE, MAS É EXECUTADO NO QUINTAL DE CASA
Um comerciante, identificado como Alessandro Ramos Ignácio, conhecido por Alex, de 39 anos, foi perseguido e executado por volta das 8h30, na Ilha dos Mineiros, litoral de Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana.
À Polícia Militar, a informação foi de que a vítima caminhava pela Rua Principal quando foi surpreendida por dois homens armados e encapuzados em uma moto, modelo e placa não anotados. Alessandro teria tentado fugir pulando o muro de sua residência, mas foi perseguido e executado ainda no quintal. No portão foram encontradas duas marcas de tiros.  
A vítima, que era dono de uma padaria, seria natural de Travessão de Campos, mas morava na Ilha dos Mineiros há cinco anos, com a mulher e um filho.
O caso foi encaminhado para a 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana, para investigação, mas até o momento não há informações sobre os autores do crime.
Ambos os corpos foram removidos pelo rabecão do 5º Grupamento de Bombeiro Militar e levados para o Instituto Médico Legal (IML).

Fonte: URURAU / BLOG DO PAULO NOEL