Ministério Público vai investigar problemas nas provas do concurso dos Bombeiros
Participantes do concurso público que o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio promove para preencher 520 vagas reclamam que as provas aplicadas no último domingo foram marcadas pela desorganização. Nesta segunda-feira, o Ministério Público (MP) estadual recebeu denúncias de candidatos e, ainda nesta semana, um promotor deverá ser designado para cuidar do caso. Concorrentes relataram que os cadernos de prova chegaram com atraso às salas de aula. Houve também reclamações sobre uso de celulares durante o exame e falta de fiscalização nos banheiros.
Ontem, o comandante-geral da corporação e secretário estadual de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, disse que não tomará nenhuma providência sobre as denúncias:
— É um problema da Funcefet. Não temos nada a dizer, porque contratamos a empresa para organizar o concurso.
A Funcefet, divulgou os gabaritos e alegou que a seleção não será anulada porque não houve irregularidades. Declarou, porém, que os concorrentes que usaram celulares nas salas serão eliminados.
Advogados especialistas em concursos alegam que apenas a falta de organização não é motivo suficiente para que as provas sejam canceladas. Para eles, o processo seletivo só correria riscos se ficasse comprovada alguma fraude.
— Acho muito pouco provável que o concurso seja anulado. Se a falta de organização não gerou nada grave e não houve nenhum prejuízo para o sigilo das provas, o concurso deverá continuar — explicou Sérgio Camargo.
FIQUE LIGADO
Gabaritos
As respostas oficiais estão disponíveis no site www. funcefetconcurso.org.br. Quem não concordar com alguma resposta pode entrar com recursos até dia 28. O resultado dos recursos sai na sexta-feira, dia 30. Já o resultado sai em 6 de junho.
Teste físico
A segunda etapa está marcada para 10 de junho. Para soldados, o exame terá corrida de meio fundo, corrida de velocidade, abdominal, barra e natação. Para técnicos de enfermagem tem corrida de meio fundo, corrida de velocidade e abdominal.
Denúncias
Os concorrentes que se sentiram prejudicados podem entrar com denúncias junto ao Ministério Público estadual pelo telefone 127, pelo site (www.mp.rj.gov.br) ou pessoalmente na Avenida Marechal Câmara 370, no Centro do Rio.
Leia mais: http://extra.globo.com/emprego/concursos/ministerio-publico-vai-investigar-problemas-nas-provas-do-concurso-dos-bombeiros-12612748.html#ixzz333XylJCS