quarta-feira, 3 de setembro de 2014

RIO PARAÍBA PODE DEIXA A CIDADE DE CAMPOS DO GOYTACAZES EM ALERTA PARA O RACIONAMENTO DÁGUA

Rio Paraíba na 'espinha' pode levar Campos a racionar água

Publicado em 01/09/2014


Carlos Emir
Clique na foto para ampliá-la
Sem perspectiva de chuva o rio Paraíba está em nível muito abaixo do normal
Carlos Emir
Clique na foto para ampliá-la

Não é de hoje que a falta de chuvas na região, preocupa as autoridades locais, principalmente porque nos últimos meses o rio Paraíba do Sul, que corta e abastece vários municípios da região, registra os menores níveis de todo os tempos. Em Campos, já foram instaladas três bombas no rio para levar água até os produtores rurais da Baixada Campista. Em São João da Barra, a Cedae chegou a interromper a captação de água no mês de julho para o abastecimento devido aos índices de salinidade apresentados. A ordem é começar a economizar água.

Na semana passada, no dia 27 de agosto, o rio registrou seu menor índice segundo dados da Defesa Civil de Campos, 4,65 metros. Ontem, o nível do Paraíba era de 4,70 metros, sendo que o ideal para esta época do ano é que esteja entre as marcas de 5,20 e 5,25 metros. De acordo com o secretário de Defesa Civil de Campos, Henrique Oliveira, o abastecimento pode ser comprometido caso não chova o suficiente para normalizar a situação nos próximos meses. "O principal problema com a escassez de chuvas é à medida que o rio vai perdendo força, a água do mar, salina, vai entrando e pode chegar até à cidade, tendo em vista que em São João da Barra, o abastecimento precisou ser interrompido. Se não tivermos uma primavera e um verão com bastante chuva, a situação se complicará e pode haver necessidade de que seja feito um racionamento. Por isso, é preciso que a população se conscientize e comece a economizar água para evitar maiores transtornos lá na frente", disse Henrique.

No entanto, a assessoria de imprensa da concessionária Águas do Paraíba informou que apesar de "notória a longa estiagem e seca, além de baixa do rio Paraíba do Sul, não há necessidade de alarmismos e sim de conscientização em torno da indispensável economia de água e uso eficiente como: corrigir vazamentos, não varrer calçadas com água, não lavar carros com mangueira, reutilizar água da máquina de lavar roupa para lavar pisos, denunciar "gatos" de água, entre outros". A assessoria informou ainda que "mesmo em condições muito mais severas, a Estação de Tratamento de Água da Coroa tem condições de captação, tratamento e distribuição de água".

Previsão garante chuvas - De acordo com informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) na primavera, que começa no próximo dia 22, as chuvas serão mais intensas e frequentes na região Sudeste. Já a previsão para o verão, que começa dia 21 de dezembro, é de que as chuvas tenham valores médios superiores a 600 milímetros de curta duração e forte intensidade.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário